Maternidade: dicas de como escolher a ideal para o seu bebê
Ufa Guias

Durante a gestação, muitos pensamentos ocupam a mente de uma família que aguarda ansiosamente pela chegada do bebê. Entre os produtos para o quartinho do filho, comemorações como o chá de bebê e revelação, a escolha da maternidade permanece no radar ao longo dos 9 meses!

Por isso, trouxemos esse artigo com dicas valiosas para você escolher junto a sua família o local ideal para receber o seu bebê. Com a ajuda do Ufa Baby, será possível mapear todos os detalhes para pensar antes de escolher o hospital que esteja dentro do seu orçamento e do seu alcance.

Para dar início a essa linda jornada dos 9 meses, confira a seguir as dicas de como escolher a maternidade ideal para você e seu bebê. Boa leitura!

Saiba porquê o cronograma para a maternidade é tão importante para a família

Com tantas emoções tomando conta da mente e do coração de todos neste momento é natural agir com impulsividade sem pensar nos danos. Por isso, trouxemos aqui alguns tópicos para alertar todas as mamães a se conscientizarem da importância de montar um cronograma para a maternidade. Veja abaixo!

  • Pesquise as maternidades da sua cidade para não ser surpreendida negativamente no dia do parto;
  • Faça um controle financeiro e evite gastos desnecessários;
  • Proteja a sua saúde e a do seu bebê realizando pesquisas de qualidade dos hospitais do seu radar;
  • Converse com amigos, familiares e com o seu médico para receber as melhores recomendações e decidir a maternidade ideal para você e seu bebê.

Agora, veja a seguir todas as dicas que separamos para você ter sucesso e tranquilidade com a chegada do seu filho!

Verifique se o convênio tem cobertura no hospital

Se você tem convênio com algum plano de saúde, faça a listagem dos hospitais mais próximos de você que possui cobertura para vocês dois. Até porque não adianta sonhar com uma maternidade perfeita se o plano de saúde não possui credenciamento.

Caso você opte por um local particular, então faça orçamento com as principais maternidade da sua cidade e veja qual melhor se encaixa na sua realidade. Por outro lado, se existir a possibilidade da realização do parto em uma rede pública, busque avaliar todos os pontos necessários para receber o seu bebê. Veja abaixo quais são eles!

Faça visitas à maternidades de onde você mora

Cidade pequena ou cidade grande, não importa o seu tamanho! Veja a distância dos hospitais para a sua casa e faça uma visita presencial em cada uma delas. Dessa forma, você se sentirá mais segura e confortável ao conhecer o ambiente onde terá o seu bebê e receberá visitas de parentes e amigos.

Portanto, visite as maternidade em seu interior. Apesar de muitos hospitais possuírem ótimas estruturas, o que conta mesmo é o serviço prestado, higiene e segurança hospitalar.

Avalie se a maternidade possui serviço de plantão

Nos casos gerais de gravidez normal, a mãe e o bebê são liberados do hospital para casa em até três dias de internação. No entanto, algumas complicações não programadas podem ocorrer. 

Por isso, veja se o hospital possui uma UTI, ou seja, uma Unidade de Terapia Intensiva capacitada para atendê-los com urgência. Vale lembrar que as futuras mamães que possuem doenças como pressão alta, diabetes, lúpus ou infecções devem se atentar 1000% a essa dica da UTI na maternidade!

Veja se o hospital possui certificação de qualidade

Você e o seu bebê merecem toda a segurança e carinho nesse momento tão especial! Por isso, ter uma certificação de qualidade, significa que os serviços prestados por um ambiente hospitalar tem garantia de qualidade!

Ou seja, esse hospital foi validado por empresas que avaliam todas as instalações de uma maternidade, o trabalho da equipe e a qualidade no atendimento. Por isso, veja se o hospital do seu radar possui essa condição e garanta que você e o seu bebê estejam em boas mãos!

Certifique-se de que a maternidade possui suporte para amamentação

Embora a amamentação seja fácil para algumas mães, vale levar em conta que nem todos os casos são assim! Então, para você que será mamãe pela primeira vez, basta verificar se a maternidade possui profissionais que darão auxílio na amamentação após o nascimento do seu bebê.

No início pode parecer difícil, mas é importante ter paciência e persistência! Os enfermeiros do hospital geralmente são treinados para fazer a mamãe e o bebê terem sintonia neste primeiro contato. Portanto, para evitar problemas na amamentação, certifique-se se na maternidade possui esse apoio às mães.

Busque recomendações para escolher a maternidade ideal

Não tenha medo e nem vergonha! Faça contato com amigos e familiares que passaram por essa linda experiência e procure saber recomendações das maternidade que estão próximas a você.

Esse panorama ajudará você a tomar a melhor decisão para receber o seu bebê com mais segurança, tranquilidade e muita alegria. Além disso, não deixe de conversar com o seu médico a respeito das suas opções de hospitais. Ele quer o melhor para você, logo fará as melhores recomendações!

Faça o controle financeiro dos seus gastos

Caso o seu parto seja particular, não deixe de fazer o planejamento financeiro dos seus gastos. Isso inclui o investimento no enxoval do seu filho, a organização das comemorações como chá de bebê e chá revelação, exames, consultas e todos as despesas que tenham ligação com a chegada do seu bebê.

Por isso, faça o controle de todos os seus gastos para não se endividar e não desperdiçar dinheiro sem necessidade. Uma dica prática e divertida é criar uma lista de presentes virtual no Ufa Baby e receber todos os produtos em dinheiro para gastar com tudo que o seu bebê realmente precisa.

Embora sejam muitos itens a serem avaliados antes de escolher a maternidade ideal, o que vale é garantir a segurança, conforto e tranquilidade da mãe, da família e do bebê que está a caminho.

Se você gostou das dicas sobre como escolher a maternidade ideal para o seu bebê, então não deixe de conferir o artigo sobre todos os itens que você precisa para levar à maternidade.

 

Posts que também podem te interessar:

Menu